Carregando...
 

Notícias do PPGESP - News

Docente a discente do PPGESP são co-inventores do software GIIRO

José Mário Araújo Quarta-feira Abril 15, 2020

O docente permanente Prof. Allan Freitas, e o discente do programa Rafael Bispo, são co-inventores do software GIIRO - Gerenciador de Informações e Infraestrutura de Redes Ópticas. O software é o desdobramento de projeto estratégico em ampla colaboração, envolvendo outras instituições - UFBA e RNP.
"O projeto GIIRO foi financiado no Edital de Grupos de Trabalho da RNP de 2016 a 2018, resultando em um software funcional que foi registrado junto ao INPI. O projeto envolveu RNP, UFBA e UFRN, do lado do IFBA tivemos docente do PPGESP e discentes do IFBA dos cursos do PPGESP e ADS. ", comenta o Prof. Allan Freitas. Parabenizamos aos envolvidos nesta importante comquista. Abaixo um excerto sobre o alcance da iniciativa.

A fibra óptica é um dos meios mais utilizados para conexão das redes de telecomunicações e dados. Entre os meios guiados, é preferida quando os requisitos obrigatórios são alta banda larga, longa distância, ou imutabilidade a interferência eletromagnéticas. São utilizadas em conexões internacionais e intercontinentais, muitas vezes através de cabos submarinos. O meio também é utilizado nos principais backbones em operação. Redes metropolitanas e corporativas passaram a adotar a transmissão óptica por aliar baixas taxas de falhas e altas taxas de transmissão por grandes distâncias. O barateamento dos custos do meio óptico tem levado ao aumento gradual da utilização desta solução, aumentando a capilaridade da malha.
Apesar de toda a relevância do segmento de redes ópticas para as redes de computadores e para o segmento de telecomunicações, não é possível identificar no mercado ou na comunidade de software livre soluçõesmaduras com capacidade de equipar os grupos técnicos com uma ferramenta que promova uma boa gestão de infraestrutura. Um outro ponto que agrava a situação é que as soluções que existem para esse tipo de gestão não possuem muitas das funcionalidades demandadas e nem possibilitam a customização para atendê-las. Hoje, muitas das redessão mantidas utilizando ferramentas não integradas, cada uma atendendo a uma demanda específica. Outro ponto relevante está no custo e nos dificultadores burocráticos que envolvem a aquisição de ferramentas comerciais. Quando ampliado à escala nacional, o investimento se torna bastante alto. Alia-se a este, a dificuldade de adaptação de uma solução fechada a um contexto um pouco mais diferenciado. Neste contexto, por não haver uma iniciativa única, cada gestão de rede acaba implementando sua forma de gerir as informações, dificultando a interoperabilidade, o compartilhamento e a consolidação das informações. O GIIRO nasceu da necessidade da criação de uma solução que sirva como uma referência na gestão de informações de redes ópticas, capaz de facilitar a gestão e a operação, além de desenvolver o segmento de telecomunicações. A ferramenta dispõe de uma forma facilitada de mapeamento fim-a-fim permitindo a inserção, edição e gerenciamento de informações de diversos ativos que compõem a rede, tais como: • Registro informações relacionadas ao cabeamento óptico relativas às fibras ópticas e à infraestrutura subterrânea (rede de dutos, caixas subterrâneas, etc.). • O georreferenciamento de todas as informações que relacionem localidades específicas de cabeamento, equipamentos e infraestrutura de lançamento.

2020 Certificado De Registro Giiro BR 51 2020 000637 0 001 a