Carregando...
 

Mestrado ‒ Apresentação

 

Card

A finalidade do curso de Mestrado Profissional em Engenharia de Sistemas e Produtos do IFBA é fornecer ao aluno condições de desempenhar, com proficiência, atividades avançadas na indústria e iniciá-los na pesquisa aplicada. Os egressos devem ser capazes de realizar atividades de pesquisa e de aplicar consistentemente o conhecimento científico no desenvolvimento de novas tecnologias que atendam demandas emergentes da sociedade. O profissional formado por este programa deverá ainda ser capaz de elaborar projetos de novos produtos e sistemas tecnológicos, compreendendo que a fase de projeto é fundamental no processo de inovação. O foco é o desenvolvimento de sistemas e produtos avançados, sendo estimulada a interação entre profissionais de diferentes perfis, de modo a potencializar a capacidade de inovação. Espera-se que este desenvolva capacidade de produção técnico-científica qualificada. Com o conhecimento adquirido, o profissional com o título de mestre coloca-se no mercado. O curso também permitirá um amadurecimento do egresso para atividades de ensino na graduação, existindo a atividade de estágio de docência, ressaltando que a docência não é o objetivo principal do mestrado profissional proposto.  
 

 

Área de Concentração

 

Projeto e Desenvolvimento de Tecnologias / Produtos e Sistemas

 

 

Linhas de Pesquisa

 

 

Sistemas e Produtos Computacionais, de Controle e Comunicação

Esta linha de pesquisa trata de aspectos relacionados ao desenvolvimento de sistemas modernos atuais, tais como Integração de Sistemas, Sistemas de Sistemas (Systems of Systems), Sistemas Ciber-Físicos, Sistemas Ubíquos e Distribuídos, dentre outros; e ao desenvolvimento de produtos baseados nesta integração de sistemas.

 

 

Sistemas e Produtos Biomédicos

Esta linha de pesquisa trata de aspectos relacionados ao desenvolvimento de sistemas e produtos para uso em saúde humana. Produtos e sistemas tem aqui um significado amplo, podendo envolver novos equipamentos, técnicas, serviços, processos ou procedimentos aplicáveis ao setor de saúde, nas áreas de medicina e odontologia e nos respectivos apoios em diagnósticos, terapias e suporte à vida.

Além da elaboração do trabalho de conclusão e de sua respectiva defesa, o aluno deverá cursar um número de disciplinas correspondentes a, no mínimo, 24 (vinte e quatro) créditos em disciplinas: obrigatórias (14 créditos) e optativas (10 créditos). A atividade Estágio Docente contabiliza 2 (dois) créditos ao total de créditos em disciplinas optativas, sendo obrigatória por 1 semestre para bolsistas (ex: Bolsa Mestrado Profissional MP Fapesb). O trabalho de conclusão pode contemplar outras formas além da Dissertação, de acordo com a regulamentação do Mestrado Profissional, como, por exemplo, patente e registro de software.

Calendário do PPGESP

Março 2024
Se Te Qa Qi Se Sa Do
26 27 28 29 01 02 03
04 05 06 07 08 09 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
01 02 03 04 05 06 07