Loading...
 

Mestrado ‒ Apresentação

A finalidade do curso de Mestrado Profissional em Engenharia de Sistemas e Produtos do IFBA é fornecer ao aluno condições de desempenhar, com proficiência, atividades avançadas na indústria e iniciá-los na pesquisa aplicada. Os egressos devem ser capazes de realizar atividades de pesquisa e de aplicar consistentemente o conhecimento científico no desenvolvimento de novas tecnologias que atendam demandas emergentes da sociedade. O profissional formado por este programa deverá ainda ser capaz de elaborar projetos de novos produtos e sistemas tecnológicos, compreendendo que a fase de projeto é fundamental no processo de inovação. O foco é o desenvolvimento de sistemas e produtos avançados, sendo estimulada a interação entre profissionais de diferentes perfis, de modo a potencializar a capacidade de inovação. Espera-se que este desenvolva capacidade de produção técnico-científica qualificada. Com o conhecimento adquirido, o profissional com o título de mestre coloca-se no mercado. O curso também permitirá um amadurecimento do egresso para atividades de ensino na graduação, existindo a atividade de estágio de docência, ressaltando que a docência não é o objetivo principal do mestrado profissional proposto.  

 

 

Área de Concentração

 

Projeto e Desenvolvimento de Tecnologias / Produtos e Sistemas

 

 

 

Linhas de Pesquisa

 

Sistemas e Produtos Computacionais, de Controle e Comunicação

Esta linha de pesquisa trata de aspectos relacionados ao desenvolvimento de sistemas modernos atuais, tais como Integração de Sistemas, Sistemas de Sistemas (Systems of Systems), Sistemas Ciber-Físicos, Sistemas Ubíquos e Distribuídos, dentre outros; e ao desenvolvimento de produtos baseados nesta integração de sistemas.

Sistemas e Produtos Biomédicos

Esta linha de pesquisa trata de aspectos relacionados ao desenvolvimento de sistemas e produtos para uso em saúde humana. Produtos e sistemas tem aqui um significado amplo, podendo envolver novos equipamentos, técnicas, serviços, processos ou procedimentos aplicáveis ao setor de saúde, nas áreas de medicina e odontologia e nos respectivos apoios em diagnósticos, terapias e suporte à vida.

 

Além da elaboração do trabalho de conclusão e de sua respectiva defesa, o aluno deverá cursar um número de disciplinas correspondentes a, no mínimo, 24 (vinte e quatro) créditos em disciplinas: obrigatórias (14 créditos) e optativas (10 créditos). A atividade Estágio Docente contabiliza 2 (dois) créditos ao total de créditos em disciplinas optativas, sendo obrigatória por 1 semestre para bolsistas (ex: Bolsa Mestrado Profissional MP Fapesb). O trabalho de conclusão pode contemplar outras formas além da Dissertação, de acordo com a regulamentação do Mestrado Profissional, como, por exemplo, patente e registro de software.