Carregando...
 

Procedimentos Acadêmicos

Esta página sumariza os procedimentos acadêmicos que devem ser observados pelo corpo discente. Recomenda-se observar também ao Regimento do PPGESP.

Seleção e Matrícula Inicial

Cada processo seletivo é regulado por um Edital próprio, que define as etapas de seleção, e que normalmente incluem análise de títulos, projeto, e entrevista. O projeto apresentado na seleção é uma evidência da capacidade de cada candidato para realização de estudos avançados, em caso de êxito na seleção, o projeto a ser desenvolvido será determinado durante o processo de orientação discente.

A matrícula inicial deve observar os componentes obrigatórios (ESP001, ESP003 e ESP004) no seu primeiro semestre, podendo haver já inscrição em componentes optativos.

Definição de Orientador

Até o fim do primeiro semestre, o colegiado do PPGESP validará a atribuição de orientação para cada discente ingressante. Este é um processo que observa afinidades já existentes e trabalhos em curso, sendo fortemente recomendado que discentes articulem a possível orientação ao longo do primeiro semestre. Ressalte-se que a orientação oficial que define qual o projeto efetivamente será executado, que poderá ser derivado ou não do projeto apresentado na seleção.

Inscrição em Disciplinas e Fluxo Esperado

Ao fim de cada semestre, o corpo discente deve renovar a intenção de permanência no programa, indicando as disciplinas a serem cursadas, deve-se observar um fluxo típico que pode ser modulado em casos específicos sempre com anuência do orientador:

- Primeiro Semestre: ESP001, ESP003 e ESP004, podendo-se incluir componentes optativos

- Segundo Semestre: ESP002, ESPA04-1, e demais componentes optativos (totalizando 10 créditos em optativas)

- Terceiro Semestre: Exame de Qualificação

- Quarto Semestre em diante: Trabalho de Conclusão de Curso

A inscrição de disciplinas deve ser feita na forma indicada pela coordenação na página do curso.

Ao longo do curso, deve-se apresentar certificado para validar Exame de Proeficiência de Língua Estrangeira. A conclusão dos créditos (14 obrigatórios e 10 optativos) em conjunto com o  Exame de Proeficiência de Língua Estrangeira permite marcar a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso.

Espera-se que haja a conclusão do curso em quatro semestres, em um máximo de seis semestres

Condições de Desligamento

O colegiado pode desligar discentes que não renovem sua inscrição de disciplinas, que excedam o máximo de tempo de conclusão ou que apresentem desempenho insatisfatório.

Exame de Qualificação e Trabalho de Conclusão de Curso

Os documentos base para o Exame de Qualificação e para o Trabalho de Conclusão de Curso, incluindo a resolução do PPGESP que dirime a confecção dos mesmos está indicada aqui. Os documentos são entregues sempre em via eletrônica para ppgesp em ifba.edu.br, com abertura de solicitação de defesa pelo SEI, admitindo-se como prazo para entrega o último dia do semestre de referência.

Um modelo em Latex está disponível aqui para a confecção do Exame de Qualificação e do Trabalho de Conclusão de Curso.

Após a defesa do Mestrado

Após a Defesa do Mestrado no PPGESP, o(a) aluno(a) tem o prazo de 60 dias para entrega final do TCC. Uma vez feita todas as correções recomendadas pela banca examinadora da defesa e tendo a aprovação do(a) seu Orientador(a) é hora do mestrando(a) solicitar a Biblioteca do IFBA campus Salvador, a confecção da FICHA CATALOGRÁFICA

IMPORTANTE: A Ficha Catalográfica faz parte dos elementos pré- textuais do TCC, assim como a Folha de Aprovação, devidamente assinada por todos os membros da banca (assinaturas eletrônicas). Ambas devem constar na versão final completa do TCC.

1. COMO SOLICITAR A FICHA CATALOGRÁFICA a BIBLIOTECA:

a) Através do e-mail biblioteca em ifba.edu.br O aluno solicita diretamente à Biblioteca do campus Salvador a confecção da Ficha Catalográfica do seu Trabalho de Conclusão de Curso(TCC).
b) Colocar no assunto: Ficha Catalográfica_PPGESP _SEU NOME COMPLETO, e anexar os seguintes documentos à Biblioteca:· Folha de Rosto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC);· Resumo, com as Palavras-Chave;· Informar Total de Páginas definitivo do trabalho, após as revisões e aprovado por seu Orientador(a).
c) Este contato é direto entre o(a) mestrando(a) e a Biblioteca. Caso a Biblioteca necessite de informações adicionais entrará em contato com o solicitante da Ficha Catalográfica.

2. ENTREGA DO TCC (DISSERTAÇÃO E PRODUTOS RELACIONADOS) - VERSÃO PDF (VIRTUAL) A BIBLIOTECA IFBA.SSA

a) Após receber a Ficha Catalográfica, gerar e enviar o Pdf do TCC (Dissertação e Produto(s) ( se for o caso) aprovado(s) pelo(a) orientador(a) do PPGESP, informar seu Nome completo, CPF e Matrícula, para o e-mail biblioteca@ifba.edu.br - Recomendamos colocar esta Secretaria de Pós-graduação/DPGI em cópia apenas para acompanhamento: secretariapos.ssa@ifba.edu.br e /ou secretariapos.ssa.ifba@gmail.com
b) A Biblioteca realizará as verificações necessárias referente ao TCC e produto, se for o caso, e estando tudo OK, emitirá uma Declaração confirmando o recebimento TCC Final Virtual.
c) A Biblioteca em geral emitirá a Declaração de recebimentos da entrega do TCC dentro dos seus prazos internos conforme demandas dos atendimentos. A Declaração pronta será enviada ao aluno por e-mail.
d) Lembramos que a versão Virtual da Dissertação, em Pdf, deve conter os elementos pré-textuais obrigatórios: Ficha Catalográfica e a Folha de Aprovação com assinaturas dos membros da banca examinadora. E o produto final(ais), se for o caso, devidamente formatado e em Pdf. Conforme sua natureza o Produto relacionado ao TCC deve ter a sua ficha catalográfica individual;
e) IMPORTANTE: O mestrando(a) fica comprometido a realizar as entregas físicas ( TCC impresso e CD) na Biblioteca, e na Coordenação do PPGESP no retorno das atividades presenciais no âmbito do IFBA campus Salvador após a pandemia.

Na oportunidade, solicitar o TERMO DE AUTORIZAÇÃO E DEPÓSITO LEGAL PARA PUBLICAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES ELETRÔNICAS (TEDES) NO REPOSITÓRIO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (RI-IFBA) para preenchimento, assinatura e entrega final do TCC a Biblioteca. Esse termo é um documento de uso interno/institucional e será incluído na sua Pasta de Defesa e mantido na Coordenação da Biblioteca e do PPGESP. Lembramos ainda que em virtude da pandemia, a Biblioteca do IFBA campus Salvador está recebendo a versão virtual por e-mail biblioteca@ifba.edu.br e emitindo Declaração de confirmação de entrega virtual, após as verificações pertinentes ao setor.

Assinatura de Documentos de Banca de Exame de Qualificação e de Defesa (membro externo e estudantes)

Segue as instruções da DGTI para Membros Externos e ou estudantes (incluindo neste caso servidores do IFBA que estudam no PPGESP-IFBA):

1 – Usando preferencialmente o navegador  Explorer ou Firefox, acesse o link: https://sei.ifba.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_avisar_cadastro&id_orgao_acesso_externo=0 2 – Link aberto,  Clicar em Clique aqui para continuar;

3 - Preencher as informações solicitadas no CADASTRO e ENVIAR;

4 - Feito isso, um e-mail  será enviado pelo sistema ao e-mail cadastrado.

IMPORTANTE: Concluindo com êxito seu CADASTRO favor nos confirmar em resposta ao e-mail secretariapos.ssa.ifba@gmail.com, independente de receber e-mail do sistema.

COMO ASSINAR DOCUMENTOS NO SEI, APÓS LIBERAÇÃO DO ACESSO no dia da QUALIFICAÇÃO ou DEFESA ou APÓS. O link para acesso  e assinatura aos documentos é  o mesmo: https://sei.ifba.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_logar&id_orgao_acesso_externo=0 A pesquisa é feita pelo e-mail do usuário indicado no CADASTRADO. O usuário externo deve digitar o e-mail e a senha que informou no momento do CADASTRO

Solicitações Acadêmicas

Solicitações como Aproveitamento de Disciplinas, Trancamentos, Justificativa de Faltas e Segunda Chamadas devem ser protocoladas na GRA3, no térreo do bloco A de segunda a sexta no horário das 15 às 21h, ou em forma eletrônica pelo email gra3.posgrad.ssa@ifba.edu.br

Consultas sobre demais procedimentos podem ser feitas através do email ppgesp@ifba.edu.br.

Trancamento

O trancamento poderá ser solicitado, devendo-se sempre ter instrução de docente orientador(a) ou na sua ausência de docente indicado(a) pelo Colegiado. Casos como de Trancamento por Motivo de Saúde e outros com previsão legal desde que devidamente instruídos com os documentos comprobatórios e no caso de motivo de saúde homologadoos pelo SMO do IFBA são admitidos pela Coordenação de Curso, os demais casos são sujeitos a apreciação pelo Colegiado.

Aproveitamento de Disciplinas

Disciplinas cursadas na condição de "aluno especial" do próprio PPGESP são aproveitadas de ofício pela Coordenação. Disciplinas cursadas em outros cursos de pós-graduação devem ser solicitadas em processo próprio, instruído com histórico do curso de origem e ementas das disciplinas.

Meios de Contato entre Curso e Corpo Discente

Espera-se que todo o Corpo Discente esteja com e-mail válido que cheque periódicamente a cada 24h inscrito na lista de distribuição ppgesp-discente em googlegroups.com. As mensagens enviadas a esta lista são consideradas para todos os fins como informes ao Corpo Discente. Alternativamente informes podem ser dispostos na seção de notícias do site do PPGESP, também sendo considerados informes válidos ao Corpo Discente. Recomenda-se verificar periodicamente a página. O meio de contato com a coordenação é ppgesp@ifba.edu.br.

Calendário do PPGESP

Janeiro 2022
Se Te Qa Qi Se Sa Do
27 28 29 30 31 01 02
03 04 05 06 07 08 09
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 01 02 03 04 05 06