O Prof. José Mário Araújo, docente permanente do PPGESP, é co-autor do artigo "Vibration Control of a Flexible Link Robot Arm with Time Delay Through the Robust Receptance Method". O artigo está disponível no formato open access (OA), na página da revista Applied Science (MDPI). Resultante de uma pesquisa de longo prazo liderada pelo docente, o artigo trás resultados experimentais e teóricos sobre a aplicação do versátil método de receptância no controle de estruturas flexíveis. A equipe envolve também o pesquisadores Carlos Dórea (UFRN), Dario Richiedei e Iacopo Tamellin (Universidade de Pádua), e os doutorandos Nelson Dantas (UFRN) e Jason Bettega (Universidade de Pádua). O artigo pode ser baixado gratuitante, sem custos, através do código QR abaixo, ou aqui.
Segue o resultado da Chamada 03/2021/PPGESP/IFBA
Os discentes aprovados devem enviar em forma eletrônica pelo email gra3.posgrad.ssa em ifba.edu.br, os seguintes documentos:
8.2. A documentação necessária à matrícula deverá ser enviada à Gerência de Registros Acadêmicos Nível Superior – Campus Salvador (GRA3), através do endereço de e-mail gra3.posgrad.ssa@ifba.edu.br até o dia 25/10/2021.
8.2.1 O formato da documentação deve ser em PDF em arquivo único, o campo do assunto deve ser preenchido com o nome e sobrenome do candidato acrescido da palavra “matrícula”, exemplo “Paulo Silva matrícula”.
8.3. Documentação exigida no ato da matrícula, cópias legíveis:
a) ficha de matrícula indicando a condição de aluno especial (link)
b) 01 (uma) foto 3×4 atual;
c) cartão de vacinação, constando a vacina antitetânica;
d) diploma de curso de graduação devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação ou atestado de conclusão de curso. Os/as portadores/as de título de graduação obtido no exterior deverão encaminhar cópia autenticada do documento de revalidação no Brasil;
e) histórico escolar de graduação;
f) cédula de identidade;
g) certidões de nascimento ou casamento, em caso de mudança de nome;
h) Cadastro de Pessoa Física (CPF)
i) certificado de reservista ou atestado de alistamento militar (para o sexo masculino);
j) título de eleitor
k) comprovante de quitação eleitoral;
l) passaporte e visto, para pessoas estrangeiras;
m) comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone, expedida no máximo nos últimos três meses).
PPGESP-IFBA
Instituto Federal da Bahia | |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas e Produtos | |
Resultado da Chamada 03/2021 - PPGESP-IFBA | |
Nome | Disciplina com inscrição deferida |
Danilo Merçon dos Santos | ESPA-4-6 - Análise Visual de Dados |
Grace Favila de Figueiredo Carvalhal | ESPA-4-6 - Análise Visual de Dados |
Jorge Santos Nery Filho | ESPA-4-6 - Análise Visual de Dados |
Luciano Oliveira das Merces | ESPA-4-6 - Análise Visual de Dados |
Marx Engels Antunes Correia | ESPA-4-6 - Análise Visual de Dados |
Matuzalem Guimarães Leal | ESPA-4-6 - Análise Visual de Dados |
Rodolfo Duarte Oliveira | ESPA-4-6 - Análise Visual de Dados |
Rubens dos Santos | ESPA-4-6 - Análise Visual de Dados |
Wiler Sávio Almeida Moraes | ESPA-4-6 - Análise Visual de Dados |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SISTEMAS E PRODUTOS – PPGESP
MESTRANDO (A): EDIVALDO MASCARENHAS FERREIRA DE JESUS JÚNIOR
ORIENTADOR: PROF. DR. MANOEL CARVALHO MARQUES NETO
COORIENTADOR: PROF. DR. ALLAN EDGARD SILVA FREITAS
TÍTULO: “A BLOCKCHAIN FRAMEWORK FOR TRACEABILITY IN SUPPLY CHAIN MANAGEMENT”
LOCAL: Defesa remota via RNP- IFBA Link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ppgesp-ifba-1
DATA: 13/10/2021 - 4ª feira
HORÁRIO: 13:00h
BANCA EXAMINADORA:
- Prof. Dr. Manoel Carvalho Marques Neto – Orientador PPGESP/IFBA
- Prof. Dr. Allan Edgard Silva Freitas - Coorientador PPGESP/IFBA
- Prof. Dr. Billy Anderson Pinheiro - Membro Externo – Amachains
- Profa. Dra. Flavia Maristela Santos Nascimento - Membro Externo - IFBA
Segue o resultado da Chamada 02/2021/PPGESP/IFBA
Os discentes aprovados devem enviar em forma eletrônica pelo email gra3.posgrad.ssa em ifba.edu.br, os seguintes documentos:
8.2. A documentação necessária à matrícula deverá ser enviada à Gerência de Registros Acadêmicos Nível Superior – Campus Salvador (GRA3), através do endereço de e-mail gra3.posgrad.ssa@ifba.edu.br até o dia 01/10/2021.
8.2.1 O formato da documentação deve ser em PDF em arquivo único, o campo do assunto deve ser preenchido com o nome e sobrenome do candidato acrescido da palavra “matrícula”, exemplo “Paulo Silva matrícula”.
8.3. Documentação exigida no ato da matrícula, cópias legíveis:
a) ficha de matrícula indicando a condição de aluno especial (link)
b) 01 (uma) foto 3×4 atual;
c) cartão de vacinação, constando a vacina antitetânica;
d) diploma de curso de graduação devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação ou atestado de conclusão de curso. Os/as portadores/as de título de graduação obtido no exterior deverão encaminhar cópia autenticada do documento de revalidação no Brasil;
e) histórico escolar de graduação;
f) cédula de identidade;
g) certidões de nascimento ou casamento, em caso de mudança de nome;
h) Cadastro de Pessoa Física (CPF)
i) certificado de reservista ou atestado de alistamento militar (para o sexo masculino);
j) título de eleitor
k) comprovante de quitação eleitoral;
l) passaporte e visto, para pessoas estrangeiras;
m) comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone, expedida no máximo nos últimos três meses).
PPGESP-IFBA
Instituto Federal da Bahia | |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas e Produtos | |
Resultado da Chamada 2021.2 - PPGESP-IFBA | |
Nome | Disciplina com inscrição deferida |
ALEXANDRO COSTA SANTOS | ESP104 - Regulação Sanitária |
Anthony de Souza Matos Leão | ESP104 - Regulação Sanitária |
Carlos Alberto Ribeiro Araujo | ESPA-4-6 - Análise Visual de Dados |
Danilo da Silva Barreto | ESPA-4-6 - Análise Visual de Dados |
EVERTON NASCIMENTO DA COSTA PINTO SILVA | ESP104 - Regulação Sanitária |
Fábio Batista da Silva | ESPA04-4 - Introdução a Sistemas Robóticos |
Gabriel de Almeida Nascimento | ESP001 - Projetos de Sistemas e Produtos I |
GABRIEL VALVERDE DA SILVA PINTO | ESP001 - Projetos de Sistemas e Produtos I |
Grace Favila de Figueiredo Carvalhal | ESPA04-4 - Introdução a Sistemas Robóticos |
Jorge Santos Nery Filho | ESPA04-4 - Introdução a Sistemas Robóticos |
Jurandy Ferreira da Silva | ESPA-4-6 - Análise Visual de Dados |
Kleber dos Santos Oliveira | ESPA-4-6 - Análise Visual de Dados |
Luciano Adroaldo Caldas Rebouças Neto | ESP001 - Projetos de Sistemas e Produtos I |
Luis Antonio Silva de Araújo | ESP001 - Projetos de Sistemas e Produtos I |
Mateus Santos Oliveira | ESPA-4-6 - Análise Visual de Dados |
Matuzalém Guimarães Leal | ESP001 - Projetos de Sistemas e Produtos I |
Ricardo Martins Carvalho | ESPA04-4 - Introdução a Sistemas Robóticos |
Vagner dos Anjos Lage | ESP001 - Projetos de Sistemas e Produtos I |
Wesley Costa do Nascimento | ESP001 - Projetos de Sistemas e Produtos I |
Seguem as salas virtuais das aulas de 2021.2:
Disciplina | Professor | Link | Horário | |
ESP001: PROJETOS DE SISTEMAS E PRODUTOS I | Allan Freitas | meet.google.com/fid-utip-dry | SEG 19-21h | SEX 19-21h |
ESP004: SEMINÁRIOS EM ENGENHARIA DE SISTEMAS E PRODUTOS | Fabrício Simões e Wilson Otto | meet.google.com/crx-jvac-kgt | QUI 18-20h | |
ESP104: REGULAÇÃO SANITÁRIA | Marcus Navarro | bit.ly/3kVcLwD | 22 a 26/11 das 09 às 12h | |
ESPA04-4: INTRODUÇÃO A SISTEMAS ROBÓTICOS | Cesar Peña | meet.google.com/jwq-auni-cwz | QUA 18h40-22h | |
ESPA04-6: Análise Visual de Dados | Renato Novais | meet.google.com/kpr-ezis-jkq (instruções gerais em http://bit.ly/espa04620212) | SAB 8-11h |
A inscrição em disciplinas para os alunos regulares deve ser solicitada até 17/09/2021, por meio deste formulário, sendo posteriormente confirmada.
INSTRUÇÕES:
Discentes que concluíram todos os créditos devem se matricular em TCC (caso já qualificou) ou EXAME DE QUALIFICAÇÃO (caso não qualificou).
Demais discentes devem complementar a creditação com inscrição em disciplinas.
Os estudantes se matricularão em até 3 componentes - período de aulas de 20/09/2021 à 18/12/2021:
- ESP001: PROJETOS DE SISTEMAS E PRODUTOS I, prof. Allan, SEG 19-21h | SEX 19-21h (Básica)
- ESP004: SEMINÁRIOS EM ENGENHARIA DE SISTEMAS E PRODUTOS, profs. Fabrício e Wilson, QUI 18-20 (Básica)
- ESP104: REGULAÇÃO SANITÁRIA, prof. Marcus Navarro, 22 a 26/11 das 09 às 12h (LP1)
- ESPA04-4: INTRODUÇÃO A SISTEMAS ROBÓTICOS, prof. César Peña, QUA 18:40 - 22:00 (LP2)
- ESPA04-6: Análise Visual de Dados, Renato Novais, SAB 8 - 11h (LP2)
O prazo de inscrição no processo de seleção de discentes regulares do PPGESP-IFBA foi estendido até o dia 15/08/21 em face dos problemas com a plataforma Lattes, verifiquem em https://portal.ifba.edu.br/prpgi/editais/2021/edital-no-10-2021-prpgi-ifba.
Favor divulgarem amplamente.
Atenciosamente,
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo para ingresso no Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado Profissional em Engenharia de Sistemas e Produtos. Serão oferecidas 16 vagas para início em 2021.2; confira e Edital 10/2021/PRPGI:
https://portal.ifba.edu.br/prpgi/editais/2021/edital-no-10-2021-prpgi-ifba
MESTRANDO(A) : UBIRACI ALVES MUNIZ BARRETTO
ORIENTADOR: PROF. DR. FABRICIO GERONIMO SIMÕES SILVA
TÍTULO: “ALOCAÇÃO OTIMIZADA DE ESTAÇÕES RADIO BASE PARA SISTEMAS DE RADIOCOMUNICAÇÃO PROFISSIONAIS UTILIZANDO ALGORITMO BASEADO EM ENXAME DE PARTÍCULAS”
LOCAL: Sala virtual Meet https://meet.google.com/npt-rvdy-uxh
Conecte-se ao link com pelo menos 15 minutos de antecedência do horário no dia da Qualificação PPGESP.
DATA: 28/05/2021 (6ª - feira)
HORÁRIO:16:00h
BANCA EXAMINADORA: Prof. Dr. Fabricio Geronimo Simões Silva - Orientador PPGESP/IFBA
Prof. José Mário Araújo - Membro Interno PPGESP/IFBA
Prof. Dr. Karcius Day Rosário Assis - Membro Externo DEE/UFBA
O Colegiado do PPGESP torna público o resultado das solicitações de inscrições de alunos na categoria não-regular, para o segundo bloco do semestre letivo 2021. Os interessados devem seguir as instruções logo abaixo do quadro de resultados. Desejamos bons estudos a todos.
-----
Instruções para efetivação da matrícula/inscrição (somente para discentes inscritos pela primeira vez)
Caso ainda não tenha sido aluno não-regular do programa em oportunidades anteriores, encaminhar para o e-mail ppgesp em ifba.edu.br, para fins de cadastro no SUAP, os seguintes documentos:
- RG
- CPF
- TITULO DE ELEITOR QUITAÇÃO ELEITORAL
- QUITAÇÃO COM O SERVIÇO MILITAR (para homens)
- CERTIDÃO DE NASCIMENTO ou DE CASAMENTO
- HISTÓRICO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO COM CERTIFICADO DE CONCLUSÃO
- HISTÓRICO ESCOLAR DA GRADUAÇÃO
- DIPLOMA (OU DECLARAÇÃO DE CONCLUSÃO DE NO MÍNIO 80% DO CURSO DE GRADUAÇÃO)
- FICHA DE MATRÍCULA PREENCHIDA E ASSINADA (ver anexo)
Congratulamos pela participação e ficamos à disposição para eventuais dúvidas.
Atenciosamente,
PPGESP
O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas e Produtos tendo em vista o Art. 7º., inciso XI do Regulamento Geral dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, divulga a abertura de vagas para matrícula de aluno não-regular (aluno especial) nas disciplinas que serão oferecidas no segundo bloco do primeiro semestre de 2021 do Curso de Mestrado Profissional em Engenharia de Sistemas e Produtos.
Da Oferta de Vagas
Serão oferecidas vagas para matrícula de aluno não-regular (aluno especial), exclusivamente nas disciplinas de acordo com o Calendário das aulas das disciplinas, no período entre 10/05/2021 a 10/07/2021:
a) METROLOGIA EM SAÚDE - SEX 10:00 às 11:30h – 10 vagas para matrícula especial de discentes;
b) TÓPICOS ESPECIAIS: EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE - SAB 09 às 11h – 10 vagas para matrícula especial de discentes;
c) BLOCKCHAIN - SEG 18 às 20h – 10 vagas para matrícula especial de discentes.
Prazos, Documentação e Meios para Solicitação de Inscrições
As inscrições serão recebidas exclusivamente através do formulário ===https://bit.ly/33nbQew===, entre os dias 06 e 10/05/2021. Inscrições enviadas fora do prazo acima ou com documentação incompleta não serão, sob nenhuma hipótese, consideradas.
A seguinte documentação deve ser enviada como anexo, encapsulada em um ÚNICO ARQUIVO PDF:
1 - Histórico Escolar de Graduação;
2 - Diploma de Graduação, ou declaração da instituição em que cursa a graduação de que o requerente integralizou, até o último dia de inscrição, o equivalente a 80% da carga horária total do curso;
3 - Carta do candidato, com texto de requerimento no qual conste breve exposição sobre suas razões em submeter-se a inscrição e o link do currículo Lattes, bem como relação de disciplinas que gostaria de cursar, dentre as ofertadas, como aluno não-regular.
Os candidatos que já tenham cursado disciplinas como aluno especial não necessitam enviar os documentos constantes nos itens 1 e 2, devendo enviar como anexo somente o item 3.
A integridade do arquivo enviado pelo formulário de inscrição, bem como a observância de problemas de envio por limitação de tamanho de anexo ou outras questões técnicas é de inteira responsabilidade do candidato. Em caso de múltiplas inscrições, apenas a mais recente será considerada. O candidato poderá inindicar uma disciplina dentre as descritas nesta chamada.
Do preenchimento das vagas
As solicitações serão avaliadas pelo professor da disciplina e o os resultados das solicitações serão divulgados na página do PPGESP, e não haverá possibilidade de recurso em relação ao mesmo.
Condições de aceite da matrícula de discente especial em disciplina avulsa
1- O preenchimento do formulário não dá garantias de aceite ou matrícula na disciplina.
2- Os discentes que forem selecionados para matrícula de aluno não-regular (aluno especial) deverão cumprir com absolutamente todos os requisitos que o estudante regulamente matriculado na disciplina, ou seja, garantir presença às aulas e atividades e ser aprovado nas avaliações.
3- A situação de estudante em matrícula de aluno não-regular (aluno especial) refere-se à matrícula em UMA ou MAIS disciplinas, e não dá qualquer direito de matrícula como ESTUDANTE REGULAR DO MESTRADO.
4- Uma vez aprovados nas disciplinas, os estudantes poderão solicitar declaração da Secretaria do curso, mas o aproveitamento dos créditos em outros cursos de pós-graduação, é de critério exclusivo dos programas, não cabendo responsabilidade ao PPGESP-IFBA.
A inscrição em disciplinas para os alunos regulares do Módulo II deve ser solicitada até 07/05/2021, por meio deste formulário, sendo posteriormente confirmada.
INSTRUÇÕES:
Discentes que fizeram inscrição em atividades como TCC e EXAME DE QUALIFICAÇÃO, estão inscritos até o fim de 2021.1.
SÓ os discentes que querem complementar a inscrição em disciplinas com as ofertadas no módulo II devem responder ao questionário até o dia 07/05, observar que ESP003 é obrigatória.
Módulo II - 2º Ciclo de 2 meses (9 semanas): os estudantes se matricularão em até 3 componentes - de 10/05/2021 à 10/07/2021:
- ESP003 - PRODUÇÃO E DIFUSÃO DO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO
- ESPA04-10 - BLOCKCHAIN
- ESP102 - METROLOGIA EM SAÚDE
- ESPA04-1 - TÓPICOS ESPECIAIS: EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE
Calendário acadêmico em https://ppgesp.ifba.edu.br/blogpost82-Calendario-de-2021-no-PPGESP-IFBA
TÍTULO: “SIDO: SISTEMA DE GESTÃO E DOSIMETRIA OCUPACIONAL”
CANDIDATO: Israel Reinande Freitas Cortes de Brito
LOCAL: http://meet.google.com/mnk-nnqu-khn
Conecte-se ao link com pelo menos 15 minutos de antecedência do horário no dia da Defesa.
DATA: 24/03/2021 - 4ª feira
HORÁRIO: 19:00h
Banca Examinadora
Prof. Dr. Wilson Otto Gomes Batista - Orientador – PPGES/IFBA
Prof. Dr. Antonio Carlos dos Santos Souza - Coorientador – PPGES/IFBA
Prof. Dr. Marcio Cerqueira de Farias Macedo - Examinador Externo - UFBA
Profa. Dra. Maria Rosangela Soares - Examinadora Externa - UNIR
Excepcionalmente para o módulo (ciclo) I do semestre 2021.1, estamos abrindo inscrição para alunos não-regulares (especiais) para a disciplina ESPA04-4 / Sistemas Robóticos. A disciplina acontecerá nas quartas, nos horários 18:40 às 22:00, com o Prof. Dr. César Peña. Serão oferecidas 10 (dez) vagas.
Para solicitar inscrição, o discente deve enviar para o e-mail ppgesp em ifba.edu.br, até o dia 23/02/2021 (terça-feira), cópia de histórico escolar e diploma de graduação, ou declaração da instituição de origem de que está na condição de concluinte em 2021.1; aos candidatos que já foram alunos não-regulares (especiais), informar esta condição, e neste caso não é necessário envio dos documentos solicitados.
A inscrição em disciplinas para os alunos regulares deve ser solicitada até 19/02/2021, por meio deste formulário, sendo posteriormente confirmada.
INSTRUÇÕES:
Discentes que já qualificaram ou que entregaram os documentos para o Exame de Qualificação devem marcar a disciplina TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.
Discentes das turmas antigas devem marcar a disciplina EXAME DE QUALIFICAÇÃO e demais disciplinas pendentes para integralizar 24 créditos.
Estudantes ingressantes em 2020 devem se matricular em ESP002 e em 10 créditos de demais optativas, sendo obrigatoriamente na disciplina ESPA04-1 de docente com orientação designada. A Coordenação enviará ao corpo discente regular as orientações designadas pelo Colegiado. Observem a oferta de 2021.1 módulo II.
Módulo I:
1º Ciclo de 2 meses (9 semanas): os estudantes se matricularão em até 3 componentes - de 22/02/2021 à 30/04/2021
- ESP002 - PROJETOS DE SISTEMAS E PRODUTOS II - Allan/Ebenézer/Renato - SEG 20-22 e SAB 8-10
- ESPA04-1 - PESQUISA ORIENTADA - Todos orientadores/co-orientadores - A Combinar - LP1/LP2
- ESPA04-4 - SISTEMAS ROBÓTICOS - César Peña - QUA 18:40 - 22:00 - LP2
Módulo II:
2º Ciclo de 2 meses (9 semanas): os estudantes se matricularão em até 3 componentes - de 06/05/2021 à 10/07/2021 - Sujeito à alterações (acréscimos) e confirmações
- ESP003 - PRODUÇÃO E DIFUSÃO DO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO
- ESPA04-10 - BLOCKCHAIN
- ESPA04-14 - MÉTODO MONTE CARLO APLICADO À FÍSICA DAS RADIAÇÕES
- ESP102 - METROLOGIA EM SAÚDE
- ESPA04-1 - TÓPICOS ESPECIAIS: EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE
Em resumo: inscrição em ESP002, em turma de ESPA04-1 de orientador(a) e em até duas outras disciplinas optativas (incluindo posteriormente as do Módulo II).
Calendário acadêmico em https://ppgesp.ifba.edu.br/blogpost82-Calendario-de-2021-no-PPGESP-IFBA
Aproveitamento de disciplinas cursadas em outros cursos de pós-graduação poderá ser realizado na GRA3 no Térreo do bloco A no campus de Salvador.
V. Sas.,
O calendário de 2021 está disposto no link.
Primeiro Semestre
- módulo I: 22/02/2021 a 30/04/2021
- módulo II: 06/05/2021 a 10/07/2021
Segundo Semestre
- módulo único: 20/09/2021 a 18/12/2021
Dois artigos com coautoria de docentes do PPGESP foram recentemente aceitos/publicados em revistas internacionais de alto impacto.
O artigo Toward a Comprehensive Theory for Stability Regions of a Class of Nonlinear Discrete Dynamical Systems, publicado na revista IEEE Transactions on Automatic Control, tem coautoria do professor Fabíolo Amaral, e é fruto de sua colaboração com a USP São Carlos, na temática de regiões de estabilidade de sistemas não-lineares de tempo discreto.
Por sua vez, o professor José Mário teve aceito para publicação o seu artigo em coautoria com colaboradores da UFRN, com título Partial Pole Assignment Using Rank-One Control and Receptance in Second-Order Systems with Time Delay. O artigo foi aceito na revista Meccanica (Springer), e a previsão de publicação é para 2021 em um volume físico; o artigo deverá estar disponível online ainda em dezembro de 2020. Esta produção está vinculada ao projeto de pesquisa Controle e Modelagem de Sistemas de Segunda Ordem, projeto cadastrado na instituição no Edital de Fluxo Contínuo.
Se | Te | Qa | Qi | Se | Sa | Do |
---|---|---|---|---|---|---|
31 | 01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 |
07 | 08 | 09 | 10 | 11 | 12 | 13 |
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |
21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 |
28 | 29 | 30 | 01 | 02 | 03 | 04 |