Carregando...
 

Notícias do PPGESP

Notícias do PPGESP

Oferta de Disciplinas 2017.2

Allan Edgard Silva Freitas Sábado Outubro 14, 2017

O PPGESP divulga a oferta de disciplinas do semestre 2017.2, que irá de 13/11/2017 a 05/05/2018. Haverá recesso natalino de 22/12/2017 à 10/01/2018. O semestre de 2018.1 iniciar-se-á em 04/06/2018.

As disciplinas ofertadas são:

  • ESP002 - Projetos de Sistemas e Produtos II - 56h - Ebenezer Silva Cavalcanti/Renato Lima Novais/Allan Edgard Silva Freitas
  • ESPA04-2 - Tópicos Especiais: Controle Ativo de Vibrações - 56h - José Mário Araújo
  • ESP207 - Redes de Computadores - 56h - Allan Edgard Silva Freitas
  • ESP104 - Regulação Sanitária - 42h - Marcus Vinícius Teixeira Navarro
  • ESP103 - Proteção Radiológica    - 56h - Wilson Otto Batista
  • ESPA04-3 - Tópicos Especiais: Desenvolvimento de Sistemas Mobile - 56h - Sandro Santos Andrade/Renato Lima Novais/Manoel Carvalho Marques Neto
  • ESPA01 - Análise de Dados Multivariados - 56h - Valéria Coelho Navarro
  • ESP206 - Processamento Digital de Sinais - 56h - Fabrício Gerônimo Simões Silva
  • ESPA04-1 - Tópicos Especiais: Pesquisa Orientada - T01 - 28h - Allan Edgard Silva Freitas
  • ESPA04-1 - Tópicos Especiais: Pesquisa Orientada - T02 - 28h - Manoel Carvalho Marques Neto
  • ESPA04-1 - Tópicos Especiais: Pesquisa Orientada - T03 - 28h - Renato Lima Novais
  • ESPA04-1 - Tópicos Especiais: Pesquisa Orientada - T04 - 28h - Handerson Jorge Dourado Leite
  • ESPA04-1 - Tópicos Especiais: Pesquisa Orientada - T05 - 28h - Valéria Coelho Navarro
  • ESPA04-1 - Tópicos Especiais: Pesquisa Orientada - T06 - 28h - José Mário Araújo
  • ESPA04-1 - Tópicos Especiais: Pesquisa Orientada - T07 - 28h - Eduardo Telmo Fonseca Santos
  • ESPA04-1 - Tópicos Especiais: Pesquisa Orientada - T08 - 28h - Elias Ramos de Souza
  • ESPA04-1 - Tópicos Especiais: Pesquisa Orientada - T09 - 28h - Wilson Otto Batista
  • ESPB02 - EXAME DE QUALIFICAÇÃO - atividade sob responsabilidade da Coordenação

O calendário acadêmico com a indicação de datas de oferta das disciplinas está disposto neste link.

Estudantes ingressantes em 2016.2 devem se matricular em ESPB02, EXAME DE QUALIFICAÇÂO, atividade OBRIGATÓRIA e que deverá ser realizada até ABRIL/2018, conforme instruções a ser repassadas posteriormente.

Estudantes ingressantes em 2017.1 devem se matricular em ESP002 e em 10 créditos de demais optativas, sendo obrigatoriamente na disciplina ESPA04-1 de docente com orientação designada. A Coordenação enviará ao corpo discente regular as orientações designadas pelo Colegiado (Em resumo: inscrição em ESP002, em turma de ESPA04-1 de orientador(a) e em DUAS outras disciplinas optativas).

O Colegiado publicará resolução de inscrição em disciplinas para estudantes não-regulares (aluno especial) em breve.

PPGESP publica resolução sobre credenciamento e recredenciamento de docentes no programa

José Mário Araújo Quarta-feira Outubro 11, 2017

Foi aprovada pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas e Produtos uma nova resolução que disciplina e normatiza a classificação, reclassificação e credenciamento de profissionais para o corpo docente do Programa.  A Resolução 02/2017 apresenta as diretrizes, critérios e procedimentos para a composição do corpo docente, e é balizada pelas normas e documentos de área do Comitê Interdisciplinar da CAPES, área à qual está ligado o PPGESP.

Desta forma, os interessados em participar da Programa e contribuir ativamente para o desenvolvimento da pesquisa e da inovação na Instituição, com visibilidade nacional e internacional,  estão convidados para a leitura minuciosa do documento e para submeter sua solicitação de credenciamento.

 

Resolução Nº 02/2017

Labprosaud renova acreditação do INMETRO

José Mário Araújo Segunda-feira Outubro 9, 2017

O Laboratório de Produtos para Saúde (Labprosaud), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), teve renovada a acreditação recebida do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) para realizar serviços de calibração em instrumentos de medição para radiações ionizantes, voltados para radiodiagnóstico e proteção radiológica.

O laboratório, que faz parte do Polo de Inovação Salvador (PIS), voltou a ganhar o reconhecimento no dia 29 de setembro, após receber a primeira acreditação em 2016, que teve validade de um ano. Assim mantém o título de único laboratório brasileiro que realiza ensaios em protetores contra radiação X. Além de ser único laboratório do país, acreditado no INMETRO, a realizar calibração em medidores de radiodiagnóstico, o Labprosaud também tem exclusividade no serviço na América Latina.

O coordenador do Labprosaud, Marcus Navarro, classificou o resultado como positivo. “Ressalto a imensa importância e responsabilidade social das nossas atividades tecnológicas, pois são os ensaios e calibrações realizados no Labprosaud que contribuem para garantir a segurança dos protetores contra radiação X (Aventais plumbíferos) comercializados no Brasil, bem como a confiança metrológica dos instrumentos utilizados nos controles de qualidade dos equipamentos de mamografia, tomografia, radiografia e Fluoroscopia, dos serviços de saúde em todo o Brasil", afirmou.  A próxima avaliação ocorrerá em julho de 2019.

 

Fonte: http://portal.ifba.edu.br/instituto-federal/noticias-2017/labprosaud-renova-a-acreditacao-do-inmetro

Entra no ar novo sistema de software: rapidez e segurança no registro

José Mário Araújo Quarta-feira Setembro 13, 2017

Entra no ar novo sistema de software: rapidez e segurança no registro

O INPI lançou hoje (12/9) o novo sistema online para registro de programa de computador – o e-RPC. A novidade apresenta uma série de benefícios para o usuário, que agora pode fazer o procedimento de maneira segura, rápida, sem burocracia e sem papel. O sistema faz parte das medidas de desburocratização dos serviços públicos promovidas pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), coordenadas pelo Grupo de Trabalho de Simplificação Administrativa (GTSA). 

Para fazer o pedido de registro, o usuário não precisa mais enviar o código-fonte do software para o INPI. Agora basta criptografá-lo na forma de resumo digital hash, garantindo assim o sigilo da informação. Esse resumo será transcrito no formulário eletrônico de depósito, no qual o usuário também deverá anexar a Declaração de Veracidade (DV) assinada digitalmente. 

O uso de assinatura digital é outra novidade, que visa a dar maior segurança para o usuário e substituir a demanda de serviços cartoriais.

Com a implantação do sistema, as taxas relativas aos serviços de programa de computador foram atualizadas e simplificadas, contando agora com valor único para cada uma delas. Não se esqueça de pagar a Guia de Recolhimento da União (GRU) antes de entrar com o pedido. 

Ao todo, o sistema e-RPC oferece nove serviços, dentre eles revogação ou renúncia de procuração; correção de dados no certificado de registro devido à falha do interessado; solicitação de levantamento de sigilo; e renúncia de registro. 

O certificado de registro poderá ser baixado no sistema BuscaWeb, no portal do INPI. A proteção é por 50 anos a partir de 1º de janeiro do ano subsequente à sua publicação ou criação. 

O sistema e-RPC foi regulamentado pela Instrução Normativa nº 74/2017, publicada na Revista da Propriedade Industrial (RPI) nº 2435, de 5 de setembro de 2017. 

A novidade faz parte de um plano de desburocratização que vem sendo implantado no INPI para o registro de software, que teve redução significativa no tempo de resposta (de cem dias, em 2016, para apenas sete, a partir de setembro). O número de pedidos pendentes também caiu drasticamente (de cinco mil, em 2016, para menos de dois mil este ano, e a meta é chegar a zero até o fim de 2017).

Em anexo, Manual Completo do Programa de Computador.

Fonte: INPI Notícias. Disponível em: <http://www.inpi.gov.br/noticias/entra-no-ar-novo-sistema-de-software-rapidez-e-seguranca-no-registro/view>.

Artigo de Docente do PPGESP no IJICIC

José Mário Araújo Quarta-feira Setembro 13, 2017

 

Ijicic  

Foi aceito para publicação, no International Journal of Innovative Computing, Information and Control - IJICIC, com previsão para o número 6, volume 13, em dezembro de 2017, o artigo do prof. José Mário Araújo, em colaboração com o Prof. Bernardo Ordoñez (UFBA) e Lucas Sacramento (UFBA), intitulado "Communication delay robustness improvement of linear consensus protocol in undirected graphs inspired on deformed algebra". O artigo aborda os problemas de tolerância a atrasos de comunicação em problemas de protocolos de consenso para sistemas multi-agentes. Protocolos de consenso são largamente aplicados em problemas de coordenção entre robôs, veículos, VANTS, e outras aplicações em que cada elemento em cooperação e sua communicação podem ser assinalados respectivamente a um vértice e a um ramo em um grafo conexo. É um paradigma surgido antes mesmo do advento dos sistemas ciberfísicos, no entanto, tem absoluta i mersão dentro da temática. O artigo, quando publicado, estará disponível livremente, e o link para acesso será disponibilizado aqui.

Visite o site do periódico ===IJICIC===, que é estratificado no sistema Qualis da CAPES e indexado na renomada base ===Emerging Sources Citation Index===(ESCI), da Web of Science.

Artigo do Prof. Wilson Otto na Applied Radiation and Isotopes

José Mário Araújo Quarta-feira Agosto 9, 2017

 

S09698043  

Com imensa satisfação, o PPGESP comunica sobre a publicação no periódico Applied Radiation and Isotopes de artigo de Wilson Otto Gomes Batista. Docente permanente do PPGESP, da linha de pesquisa em desenvolvimento de sistemas e produtos biomédicos, o Prof. Wilson teve seu artigo "Development and validation of two phantoms for quality control in cone-beam CT" aceito pelo pretigioso periódico, cuja versão online já se encontra disponível para acesso institucional pelo link:

https://doi.org/10.1016/j.apradiso.2017.07.052

Phantoms são corpos de prova utilizados em equipamentos da área de saúde que empregam doses de radiação para imageamento e diagnósticos, e simulam características similares aos dos tecidos humanos, que são submetidos a estas doses de radiação durante os exames. 

Aula Inaugural do PPGESP acontece nesta segunda, 24de julho de 2017

José Mário Araújo Sexta-feira Julho 21, 2017

Inovacao E Propriedade (1) 001    

 

Nesta segunda-feira, dia 24 de julho de 2017,  às 17 horas, acontece, no Campus de Salvador do IFBA, a Aula Inaugural do semestre 2017.1 do curso de Mestrado profissional em Engenharia de Sistemas e Produtos. O objetivo é recepcionar os novos alunos, aprovados no processo seletivo, e congregar aos alunos veteranos da primeira turma. A aula inaugural terá como conferência magna a palestra "Inovação e Propriedade Intelectual: Motores de Desenvolvimento Social, Econômico e Tecnológico", que será proferida pelo Prof. Dr. Henrique José Caribé Ribeiro, docente do IFBA e Diretor do Departamento de Inovação da PRPGI.

A Aula Inaugural acontecerá na Sala do Núcleo de Tecnologia em Saúde.  Além desta plenária, a programação da Aula Inaugural conta com os seguintes momentos:

 

17:00-17:15 Abertura, com o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA, Prof. Luiz Gustavo da Cruz Duarte, e do Magnífico Reitor, Prof.  Dr. Renato da Anunciação Filho.

17:15-17:30 Apresentação do PPGESP, com os professores do corpo docente Dr. José Mário Araújo (Coordenador) e Dr. Allan Edgard Silva Freitas.

17:30-18:30 Palestra - Prof. Dr. Henrique José Caribé Ribeiro

18:30 -19:00 Confraternização

Artigo de discussão do Prof. José Mário publicado na revista internacional Mechanical Systems and Signal Processing

José Mário Araújo Quarta-feira Maio 31, 2017

Mssp  

Está disponível para acesso livre, até o dia 5 de julho próximo, o artigo de discussão do Prof. José Mário Araújo, coordenador do PPGESP e docente do Mestrado Profissional, recém-publicado no periódico internacional Mechanical Systems and Signal Processing. A contribuição apresenta alternativas ao método descrito no artigo publicado em 2007 na mesma revista de autoria de Ram et al. , 'State Feedback Control with Time Delay', em relação ao problema de alocação de polos em sistemas dinâmicos lineares de 2ª ordem com atraso fixo no esforço de controle.  A discussão apresenta o uso de métodos de controle clássico, como contornos de Nyquist, margens de ganho e de fase e aproximação de Padé do atraso de transporte para avaliação de estabilidade e correta alocação de polos de maneira a posteriori, isto é, após o projeto do controlador.  O artigo pode ser obtido através de link abaixo:

Discussion on 'State Feedback Control with Time Delay'

Inscrição e Oferta de Componentes Curriculares em 2017.1

Allan Edgard Silva Freitas Domingo Maio 28, 2017

PPGESP

  1. A inscrição em disciplinas para os alunos regulares será no período de 05 a 16/07/2017, no campus de Salvador e em horário e local a serem anunciados.
  2. Os estudantes regulares deverão estar matriculados na disciplina de Pesquisa Orientada do orientador respectivo, bem como em disciplinas de modo a integralizar os créditos necessários (10 créditos restantes). Devem observar a indicação de quais disciplinas conforme o projeto e o orientador.
  3. Aproveitamento de disciplinas cursadas em outros cursos de pós-graduação poderá ser realizado na GRA3 no Térreo do bloco A no campus de Salvador a partir do dia 05/07/2017.
  4. Os estudantes não regulares (alunos especiais) devem observar chamada específica para nova solicitação de inscrição em disciplinas como estudantes não regulares, a ser divulgada a partir do dia 14/07/2017. Não é garantida a oferta de vagas a todos os solicitantes. A inscrição em disciplinas como aluno especial está limitada a QUATRO disciplinas no total, sendo até DUAS neste semestre.
  5. Datas referenciais:
    • início do semestre 2017.1: 24/07/2017 (ESP203 inicia 20/07)
    • fim do semestre 2017.1: 04/11/2017
    •  início do semestre 2017.2: 13/11/2017
  6. Oferta de Componentes Curriculares em 2017.1:
CódigoDisciplinaDocenteHorário
ESP001PROJETOS DE SISTEMAS E PRODUTOS IAllan/ HandersonSAB 08-12h / SEX 18-22h (28 e 29/07, 18 e 19/08, 01, 02, 15, 16, 29 e 30/09, 13 e 14/10, 03 e 04/11)
ESP004SEMINÁRIOS EM ENGENHARIA DE SISTEMAS E PRODUTOSWilson/SandroSEX 16-18h (*conforme calendário do Campus até 11/11)
ESP003PRODUÇÃO E DIFUSÃO DO CONHECIMENTO TECNOLÓGICOClaudio/EliasSEX 18-22h / SAB 08-12h (11, 12, 25 e 26/08, 08, 09, 22 e 23/09, 06, 07, 20 e 21/10 e 10 e 11/11)
ESPA01ANÁLISE DE DADOS MULTIVARIADOSValéria/FabíoloTER 18-22h (*conforme calendário do Campus até 11/11)
ESP209SISTEMAS CIBER-FÍSICOSJosé Mário/AllanSEX 16-20h (*conforme calendário do Campus até 11/11)
ESP104REGULAÇÃO SANITÁRIAMarcusCronograma: 24/07, 08 a 11/08 – 13 às 17h-, e 12 a 15/09 – 08 às 12h
ESP208SINAIS E SISTEMASEduardo/FabrícioQUA 20-22h / SEX 20-22h (*conforme calendário do Campus até 11/11)
ESP203DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS UBÍQUOSManoel/AllanCronograma Conjunto com ECDU: 20, 21, 22, 28 e 29/07, 04 e 11/08,13, 14, 15, 21, 22, 28 e 29/09 - 18-22h (SÁBADOS 08-12h)
ESPA04TÓPICOS ESPECIAIS: PESQUISA ORIENTADAAllanA combinar com orientando(s) (*conforme calendário do Campus até 11/11)
ESPA04TÓPICOS ESPECIAIS: PESQUISA ORIENTADAEduardo"
ESPA04TÓPICOS ESPECIAIS: PESQUISA ORIENTADAHanderson"
ESPA04TÓPICOS ESPECIAIS: PESQUISA ORIENTADAManoel"
ESPA04TÓPICOS ESPECIAIS: PESQUISA ORIENTADASandro"
ESPA04TÓPICOS ESPECIAIS: PESQUISA ORIENTADAJosé Mário"
ESPA04TÓPICOS ESPECIAIS: PESQUISA ORIENTADAMarcus"

 


 

Calendário do PPGESP

Agosto 2020
Se Te Qa Qi Se Sa Do
27 28 29 30 31 01 02
03 04 05 06 07 08 09
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 01 02 03 04 05 06